Publicada por Manela

Chegou a minha vez de deixar aqui um comentário!
Tem sido um previlégio trabalhar neste Jardim de Infância e com estas crianças. Por isso espero que gostem tanto daquilo que têm visto , como eu tenho gostado de realizar todo este trabalho.
Um muito obrigada

MARMELADA

Publicada por Olga

      Esta foi uma semana rica em experiências, depois da manteiga resolvemos fazer marmelada. Para isso cada  um (crianças e adultos) trouxe de casa pelo menos dois marmelos. O descascar dos marmelos (sob o olhar atento dos adultos) foi uma aventura. Lavamos, pesamos, juntamos o açúcar e enquanto fomos almoçar ficou no lume a cozer. Passado cerca de uma hora estava pronta para se passar, para isso a educadora usou a varinha mágica, e de seguida voltou mais um bocadinho ao lume.
      Colocou-se nas taças e ficou a arrefecer. Nesse dia comemos da nossa marmelada no pão do lanche da tarde.
      Ao outro dia, e porque não podíamos levar assim a taça para casa, decidimos por um paninho por cima, para ir mais bonito fomos à Internet procurar a imagem de marmelos e com alguma ajuda mandamos imprimir num papel próprio para depois colocar no pano, e foi isso que fizemos: recortamos os círculos,  passamos com o ferro de engomar (com muito cuidado e ajuda), deixamos arrefecer um bocadito e depois "magia" tiramos o papel e os marmelos estavam no pano.
      Por cima da marmelada pusemos papel vegetal, depois o paninho, atamos e já estão prontas as nossas tacinhas da marmelada para levar para casa. Também fizemos para oferecer à Professora Estela e ao Professor Carlos (do 1º CEB) e para as funcionárias.
Para a semana a Professora Estela ficou de trazer leite de ovelha para fazermos queijo fresco.

      Deixamos aqui algumas fotos desta nossa experiência, esperando que as nossas mães tenham gostado da surpresa.

FIZEMOS MANTEIGA

Publicada por Olga

      No seguimento do dia da alimentação resolvemos fazer uma pesquisa para saber como poderíamos fazer manteiga no nosso Jardim de Infãncia.
      Posto isto, vimos que não era assim tão difícil. Precisavamos de um pacote de natas, uma pitada de sal e um frasco de vidro com tampa, seguidamente era só agitar, e foi o que fizemos. Colocamos o resultado final num prato com um guardanapo para absorver algum soro que se pudesse ter formado. Com um bocadinho de pão provamos a nossa saborosa manteiga!


Sessão de Motora

Publicada por Olga

Numa sessão de motora fomos às compras... Estamos a falar dos alimentos.


A NOSSA ÁRVORE

Publicada por Olga

Com as nossas mãos contruímos a nossa árvore.
O pincel fazia cócegas, mas o resultado final foi muito bom!

Desfile do Centenário da República

Publicada por Olga

Aqui deixamos algumas fotografias representativas da nossa participação no Desfile do Centenário da República do Agrupamento Vertical de Lamego, no passado dia 12 deste mês. Apesar de termos andado um bocadito, divertimo-nos bastante. Foi um dia diferente que nos ajudou a aprender algumas coisas.

Apreoveitamos para deixar o nosso MUITO OBRIGADA, às Mães e aos Avôs que nos levaram e nos trouxeram de Lamego pois assim conseguimos chegar bem mais cedo.


LENGALENGA

Publicada por Olga

 Uma vez que quando falamos dos 100 Anos da República, falamos dos Reis, chegou a hora de aprender e explorar a seguinte lengalenga:

REI, CAPITÃO
SOLDADO, LADRÃO
MENINA BONITA
DO MEU CORAÇÃO

A partir desta lengalenga, desenvolvemos um trabalho de que gostamos muito, além de escrevermos a lengalenga com as letras no quadro magnético, aproveitamos também para contar quantas letras tem cada palavra e até juntamos as letras de duas palavras para ver quantas eram. Também deu para perceber  que as letras juntas formam palavras.

100 Anos da República

Publicada por Olga

O nosso Jardim de Infância vai participar no desfile do Agrupamento Vertical de Lamego (a realizar terça-feira dia12) para comemorar os 100 Anos da República, pelo que realizamos algumas pesquisas (em livros e na internet) acerca do que era a Monarquia e do que é a República, assim aqui deixamos a história que nós construímos:


História da Queda da Monarquia e da Implantação da República
(contada pelas crianças)

Há muitos anos atrás, ou melhor, há 100 anos atrás as pessoas viviam numa Monarquia, quer isto dizer que havia um Rei que mandava no nosso país que é Portugal, mas havia muita gente que não gostava do Rei e então resolveram matá-lo. A Rainha fugiu para o Brasil de barco, mas primeiro teve que fazer as malas.
As pessoas que não queriam o Rei, resolveram fazer umas eleições. Mas afinal o que são eleições? São as pessoas que vão votar numa pessoa que gostavam que fosse o Presidente, que é quem vai mandar em todos, como o pai da Francisca que queria ser Presidente, mas perdeu porque as pessoas não votaram nele.
O 1º Rei de Portugal foi D. Afonso Henriques e o último foi D. Manuel II.
O 1º Presidente da República foi D. Manuel José de Arriaga e agora o Presidente é o Professor Cavaco Silva.
Os símbolos da República são a Bandeira e o Hino Nacional. A Bandeira é assim porque as pessoas não quiseram a bandeira igual à da Monarquia e escolheram esta, o Hino Nacional chama-se “A Portuguesa” e quando ouvimos o Hino temos que ficar em sentido que é sinal de respeito.

                                                       Alguns trabalhos...

O Aniversário do Rodrigo

Publicada por Olga


Muitos Parabéns

Exibir anos do rodrigo 

Momentos de diversão

Publicada por Olga

Tanto no recreio como na sala temos momentos muito divertidos...

Caça às letras

Publicada por Olga

A partir de algumas palavras andamos à caça de algumas letras que nós conhecemos o "A" e o "B"





Exibir letras

 Exibir Álbum Completo

Alguns trabalhos com frutos…

Publicada por Olga

Com alguns frutos que nós conhecemos, realizamos alguns trabalhos que aqui vos deixamos!