Karaoke no Jardim...

Publicada por Olga

Uma sessão muito divertida de karaoke...


Uma Saída de Outono

Publicada por Olga

Quando começou o OUTONO saimos para dar um passeio e recolher algumas folhas, para colarmos no nosso painel em conjunto com a poesia do Outono...

Tantas folhas, tantas!
De tantos feitios!
De tantos tamanhos!
Umas amarelas,
Outras encarnadas
Ou em tom castanho!
Umas têm recortes...
Há outras que não...
Com cola e pincel
Colo-as num papel...
Façam como eu,
E vocês verão
Que bonita fica
Esta colecção.

O NOSSO QUEIJO

Publicada por Olga

Depois da aventura de fazer marmelada, chegou a hora de fazermos queijo fresco, para isso tivemos de (como sempre) arregaçar as mangas, lavar as mão bem lavadinhas, colocar os aventais e agora sim, estamos prontos.
Em cima da mesa colocamos tudo o que íamos precisar: tacho, leite, coalho, copo com um bocadinho de água. sal, colher de pau, copo medidor, colher de café.
Começamos por medir o leite de ovelha que a professora Estela nos trouxe da terra dela, eram dois litros de leite, para isso usamos um copo medidor, que leva meio litro de cada vez, deitamos quatro vezes. Com a colher de café deitamos só um bocadinho de coalho no copo que tinha um bocadinho de água, mexemos para desfazer e juntamos ao leite, juntamos também umas areias de sal e mexemos com a colher de pau. Colocamos a tampa no tacho, dissemos as palavras mágicas e cobrimos o tacho com um casaco de lã enquanto fomos comer.
Depois de termos almoçado e lavado os dentes voltamos à preparação do nosso queijo.
Magia, o leite já não estava líquido. Com a ajuda de um coador fomos tirando a "coalhada" e colocando na forma "cincho" para a podermos separar do "soro". Com as nossas mãos fomos calcando devagarinho para o soro ir saindo ao mesmo tempo que íamos "fechando" o cincho, no fim colocamo-lo em cima de um prato com guardanapos de papel, retiramos a forma e deixamos ficar durante um bocado para que o papel absorvesse o resto do soro.
Quando regressamos, foi bom comer o queijo com tostas. Estava mesmo bom!!!




Publicada por Manela

Chegou a minha vez de deixar aqui um comentário!
Tem sido um previlégio trabalhar neste Jardim de Infância e com estas crianças. Por isso espero que gostem tanto daquilo que têm visto , como eu tenho gostado de realizar todo este trabalho.
Um muito obrigada

MARMELADA

Publicada por Olga

      Esta foi uma semana rica em experiências, depois da manteiga resolvemos fazer marmelada. Para isso cada  um (crianças e adultos) trouxe de casa pelo menos dois marmelos. O descascar dos marmelos (sob o olhar atento dos adultos) foi uma aventura. Lavamos, pesamos, juntamos o açúcar e enquanto fomos almoçar ficou no lume a cozer. Passado cerca de uma hora estava pronta para se passar, para isso a educadora usou a varinha mágica, e de seguida voltou mais um bocadinho ao lume.
      Colocou-se nas taças e ficou a arrefecer. Nesse dia comemos da nossa marmelada no pão do lanche da tarde.
      Ao outro dia, e porque não podíamos levar assim a taça para casa, decidimos por um paninho por cima, para ir mais bonito fomos à Internet procurar a imagem de marmelos e com alguma ajuda mandamos imprimir num papel próprio para depois colocar no pano, e foi isso que fizemos: recortamos os círculos,  passamos com o ferro de engomar (com muito cuidado e ajuda), deixamos arrefecer um bocadito e depois "magia" tiramos o papel e os marmelos estavam no pano.
      Por cima da marmelada pusemos papel vegetal, depois o paninho, atamos e já estão prontas as nossas tacinhas da marmelada para levar para casa. Também fizemos para oferecer à Professora Estela e ao Professor Carlos (do 1º CEB) e para as funcionárias.
Para a semana a Professora Estela ficou de trazer leite de ovelha para fazermos queijo fresco.

      Deixamos aqui algumas fotos desta nossa experiência, esperando que as nossas mães tenham gostado da surpresa.

FIZEMOS MANTEIGA

Publicada por Olga

      No seguimento do dia da alimentação resolvemos fazer uma pesquisa para saber como poderíamos fazer manteiga no nosso Jardim de Infãncia.
      Posto isto, vimos que não era assim tão difícil. Precisavamos de um pacote de natas, uma pitada de sal e um frasco de vidro com tampa, seguidamente era só agitar, e foi o que fizemos. Colocamos o resultado final num prato com um guardanapo para absorver algum soro que se pudesse ter formado. Com um bocadinho de pão provamos a nossa saborosa manteiga!


Sessão de Motora

Publicada por Olga

Numa sessão de motora fomos às compras... Estamos a falar dos alimentos.