O NOSSO QUEIJO

Publicada por Olga

Depois da aventura de fazer marmelada, chegou a hora de fazermos queijo fresco, para isso tivemos de (como sempre) arregaçar as mangas, lavar as mão bem lavadinhas, colocar os aventais e agora sim, estamos prontos.
Em cima da mesa colocamos tudo o que íamos precisar: tacho, leite, coalho, copo com um bocadinho de água. sal, colher de pau, copo medidor, colher de café.
Começamos por medir o leite de ovelha que a professora Estela nos trouxe da terra dela, eram dois litros de leite, para isso usamos um copo medidor, que leva meio litro de cada vez, deitamos quatro vezes. Com a colher de café deitamos só um bocadinho de coalho no copo que tinha um bocadinho de água, mexemos para desfazer e juntamos ao leite, juntamos também umas areias de sal e mexemos com a colher de pau. Colocamos a tampa no tacho, dissemos as palavras mágicas e cobrimos o tacho com um casaco de lã enquanto fomos comer.
Depois de termos almoçado e lavado os dentes voltamos à preparação do nosso queijo.
Magia, o leite já não estava líquido. Com a ajuda de um coador fomos tirando a "coalhada" e colocando na forma "cincho" para a podermos separar do "soro". Com as nossas mãos fomos calcando devagarinho para o soro ir saindo ao mesmo tempo que íamos "fechando" o cincho, no fim colocamo-lo em cima de um prato com guardanapos de papel, retiramos a forma e deixamos ficar durante um bocado para que o papel absorvesse o resto do soro.
Quando regressamos, foi bom comer o queijo com tostas. Estava mesmo bom!!!




1 comentários:

João Paulo disse...

Depois de uma semana tão exigente que nos vai "roubando" todos os bocadinhos de companhia com os nossos mais que tudo, os filhotes, conseguimos pelo menos ao fim de semana consultar os SABIDINHOS e ter a certeza de que estamos bem "substituidos" no papel de pais. Havia mais para dizer, mas com o queijo, equeci-me...(risos). OBRIGADO!

Enviar um comentário