As Horas, os Dias, as Semanas, os Meses, as Estações, os Anos vão passando e nós vamos crescendo e aprendendo ...
As crianças mais velhas, sentiam necessidade de ter a data escrita para poder copiar para os trabalhos que realizam, uma vez que a maioria escreve o seu nome e coloca a data.
Assim, quando regressamos à escola após as ferias de Natal elaboramos o relógio onde no chapéu é colocada a estação do ano, na mão direita o dia do mês, na mão esquerda o dia da semana, no pé direito o mês, e no pé esquerdo o ano.
As horas surgiram devido à rotina existente na sala, assim a criança responsável quando entra vai colocar os ponteiros de modo a indicar as 10h30 (hora do lanche), quando entramos coloca nas 12h00 (hora do almoço) e à tarde coloca nas 3h30 (hora de sair).
Deste modo é uma maneira de identificarem os números, e irem interiorizando a noção de sucessão do tempo.
Quando necessário o relógio pode marcar outras horas, como por exemplo as horas acordadas para terminar uma tarefa.
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