Publicada por Olga







P
rofessora Maria no seu melhor!...

Num ímpeto de genica, há que meter mãos à obra e por em prática a teoria de Maria do Céu Roldão.

8 comentários:

Olga disse...

Gostei de ver...afinal a Mariazinha tem queda para isto...

Olga disse...

Qual delas?

Tania Camara disse...

Acho bem a nossa orientadora a dar um bom exemplo às estagiárias...nestes momentos genica não pode faltar.

Tania Camara disse...

Nunca a vi tão entusiasmada...

Egla disse...

Há duas coisas que quero agora dizer acerca deste assunto.

Em primeiro lugar, o professor actua sobre aquela fragilidade da natureza humana pela qual tendemos todos a instalarmo-nos num estojo de facilidade e conforto.

A verdade é que há em nós capacidades em potência que nunca chegariam a ser actualizadas se as circunstâncias ou outras pessoas não nos "forçassem" a isso...

Podemos, cada um de nós, atingir uma envergadura, uma dimensão, provavelmente muito superior àquela que consideramos razoável. Mas fugimos disso, porque nos dá trabalho alcançá-la...

Temos dons, cada um os seus, que deviam ser desenvolvidos até se tornarem realmente úteis. Devíamos treinar a vontade e os músculos, porque ambos necessitam de exercício para se tornarem mais fortes. Temos tendência para mentir nas dificuldades, mas um homem íntegro não mente, e todos devíamos ser íntegros, chegando a esse ponto por meio de uma sucessão de esforços. Podíamos fazer as coisas mais bem feitas, ser mais exigentes connosco mesmos.

Somos, em certo aspecto, como um elástico, porque podemos dar mais de nós. Mas como um elástico que depois de ser esticado mantivesse as novas dimensões, entretanto adquiridas. Porque os nossos esforços dão em nós resultados que permanecem.

Esta espécie de atrofiamento, ou de tendência para o atrofiamento, que verificamos em nós, adultos, é um problema bastante mais complicado nas crianças e nos jovens, porque nessas idades o tom de vida cria uma base definitivamente marcante para o resto da existência.

Lembro-me de que antigamente os automóveis precisavam de fazer uma rodagem muito cuidada, o que quer dizer que precisavam de ser "esticados", de circular durante algum tempo a velocidades razoavelmente altas, porque, se nesse período os conduzíssemos apenas a baixas velocidades, não seriam mais tarde capazes de circular mais depressa.

Se considerarmos que uma característica importante de um bom amigo é que ele nos ajuda a chegarmos aonde devemos chegar, mesmo que não nos apeteça, então os bons professores são grandes amigos dos seus alunos. Eles puxam o elástico sempre um pouco mais, sem magoar muito, com delicadeza, ou talvez não!!!(Lololol)

São amigos com uma amizade tão pura, tão desinteressada, que não se importam com que ela só seja reconhecida muito mais tarde, ou mesmo nunca.

No passado do poeta que escreveu versos sublimes, há quase de certeza um professor que o obrigou a exercitar-se na sintaxe, que o forçou a corrigir vezes sem conta frases mal escritas, que ralhou com ele quando se desleixava. Na juventude daquele que escreveu uma bela sinfonia houve muito possivelmente uma professora, talvez já velhota, que lhe explicou cem vezes, pacientemente, qual era a forma correcta de colocar as mãos quando se sentava ao piano.

O poeta e o músico tiveram o seu nome escrito na História, mas ninguém recorda quem foram os seus mestres. No entanto, há uma beleza imensa nesse passar despercebido, nesse ter rasgado as mãos ao trabalhar nos escuros alicerces de um mundo melhor. Uma beleza que só é apreciada pelas grandes sensibilidades, como são as daquelas pessoas que se dedicaram de corpo e alma à educação.

Um segundo ponto é este: aquilo que os professores vêm a ser para os alunos depende fundamentalmente daquilo que os alunos são para os professores.


Mas, então, "há professores e professores", Porque nem todos olham para os alunos da mesma forma...


Os alunos São para os professores uma ocasião de serem jardineiros e poetas. E, por isso, aconselham, ralham, castigam quando isso se torna conveniente, e demonstram como se faz. E por isso procuram evitar que se metam em situações que sabem serem prejudiciais. E por isso esticam o elástico.

E quando é possível, fazem tudo isto sem deixar de sorrir...



Um beijo enorme para as excelentes profissionais que se encontram neste local de ensino.

Maria disse...

não sabia que havia registo fotográfico deste lindo momento... mas se havia local e grupo onde a mariazinha havia de fazer o que apregoa, era nos sabidinhos! :)

beijinhos!

MC disse...

Encontrei o Blog dos sabidinhos por acaso! Gostei muuuiiittttoooo!!!!!!!!!! Concordo com a Egla: não sosseguem, por difícil que pareça seguir em frente...!

beijinhos

Ail disse...

...ora aqui está um momento q lamento muito não ter presenciado...em frente com o blog!...bjbj

Enviar um comentário