100 Anos da República

Publicada por Olga

O nosso Jardim de Infância vai participar no desfile do Agrupamento Vertical de Lamego (a realizar terça-feira dia12) para comemorar os 100 Anos da República, pelo que realizamos algumas pesquisas (em livros e na internet) acerca do que era a Monarquia e do que é a República, assim aqui deixamos a história que nós construímos:


História da Queda da Monarquia e da Implantação da República
(contada pelas crianças)

Há muitos anos atrás, ou melhor, há 100 anos atrás as pessoas viviam numa Monarquia, quer isto dizer que havia um Rei que mandava no nosso país que é Portugal, mas havia muita gente que não gostava do Rei e então resolveram matá-lo. A Rainha fugiu para o Brasil de barco, mas primeiro teve que fazer as malas.
As pessoas que não queriam o Rei, resolveram fazer umas eleições. Mas afinal o que são eleições? São as pessoas que vão votar numa pessoa que gostavam que fosse o Presidente, que é quem vai mandar em todos, como o pai da Francisca que queria ser Presidente, mas perdeu porque as pessoas não votaram nele.
O 1º Rei de Portugal foi D. Afonso Henriques e o último foi D. Manuel II.
O 1º Presidente da República foi D. Manuel José de Arriaga e agora o Presidente é o Professor Cavaco Silva.
Os símbolos da República são a Bandeira e o Hino Nacional. A Bandeira é assim porque as pessoas não quiseram a bandeira igual à da Monarquia e escolheram esta, o Hino Nacional chama-se “A Portuguesa” e quando ouvimos o Hino temos que ficar em sentido que é sinal de respeito.

                                                       Alguns trabalhos...

2 comentários:

Unknown disse...

Olá Sabidinhos!
Parabéns pelo belo trabalho desenvolvido... todos os dias o Rodrigo chegava a casa cheio de novidades sobre os reis, os presidentes, o Hino Nacional, a bandeira, etc. foi bom poder conversar com ele sobre estes assuntos e perceber que ele aprendeu imensas coisas giras no Jardim. Continuem! Bjs

Anónimo disse...

olá Sabidinhos
Eu sou a madrinha do Rodrigo, e a convite dele vim espreitar o blog da vossa escola, gostei muito. Eu e a minha filha estivemos a ver tudo e aprendemos muito connvosco. Continuem a fazer assim as coisas porque a brincar também se aprende.

Beijos

Enviar um comentário