MARMELADA

Publicada por Olga

      Esta foi uma semana rica em experiências, depois da manteiga resolvemos fazer marmelada. Para isso cada  um (crianças e adultos) trouxe de casa pelo menos dois marmelos. O descascar dos marmelos (sob o olhar atento dos adultos) foi uma aventura. Lavamos, pesamos, juntamos o açúcar e enquanto fomos almoçar ficou no lume a cozer. Passado cerca de uma hora estava pronta para se passar, para isso a educadora usou a varinha mágica, e de seguida voltou mais um bocadinho ao lume.
      Colocou-se nas taças e ficou a arrefecer. Nesse dia comemos da nossa marmelada no pão do lanche da tarde.
      Ao outro dia, e porque não podíamos levar assim a taça para casa, decidimos por um paninho por cima, para ir mais bonito fomos à Internet procurar a imagem de marmelos e com alguma ajuda mandamos imprimir num papel próprio para depois colocar no pano, e foi isso que fizemos: recortamos os círculos,  passamos com o ferro de engomar (com muito cuidado e ajuda), deixamos arrefecer um bocadito e depois "magia" tiramos o papel e os marmelos estavam no pano.
      Por cima da marmelada pusemos papel vegetal, depois o paninho, atamos e já estão prontas as nossas tacinhas da marmelada para levar para casa. Também fizemos para oferecer à Professora Estela e ao Professor Carlos (do 1º CEB) e para as funcionárias.
Para a semana a Professora Estela ficou de trazer leite de ovelha para fazermos queijo fresco.

      Deixamos aqui algumas fotos desta nossa experiência, esperando que as nossas mães tenham gostado da surpresa.

1 comentários:

Unknown disse...

Olá Sabidinhos!
Que semana tão cheia de actividades bonitas!! A marmelada estava deliciosa, foi um bonito presentinho que os nossos meninos trouxeram para casa!Obrigado! Estão a ficar uns excelentes cozinheiros!

Enviar um comentário